top of page
Buscar

Os Princípios do Método Garuda

  • Foto do escritor: Ge Gurak
    Ge Gurak
  • 8 de abr. de 2023
  • 4 min de leitura

Meu nome é James D'Silva e sou o fundador da Garuda.


Junte-se a mim para descobrir o mito de Garuda em minhas viagens e como um semideus muda a face da humanidade por meio de sua perseverança, adaptabilidade e inovação.


Começo minha jornada na Índia, berço de inúmeras práticas espirituais, filosofias e diversas religiões praticantes.


Uma terra de 1300 milhões de pessoas. A terra do meu herói Garuda.


Os aeroportos me lembram as catedrais modernas. Estruturas de teto alto enfeitadas com vigas de aço que vestem habilmente telhados excessivamente iluminados. Anúncios em alta, como um chamado à oração, informam sobre destinos sagrados. O clero escolhido da aviação verifica, conduz e conduz você a anjos mecânicos que voam com você por vários céus, seguros ... lembrando-o da criação e de suas maravilhas.


Esses vôos são sempre santificadores para mim e nunca deixo de me maravilhar quando volto meus pensamentos para Garuda, o semideus semelhante a um pássaro que se transforma em uma carruagem voadora para Vishnu (o deus da preservação) para transportá-lo através dos diferentes reinos da criação. .


Atualmente resido em Londres, mas tenho orgulho de dizer que nasci e cresci em Goa e ainda tenho o prazer de viajar de volta à Índia até 5 vezes por ano. Passo a maior parte do meu tempo viajando pelo mundo, ensinando o método Garuda. Os aeroportos são a minha segunda casa. O que é o método Garuda?


Garuda engloba os princípios do Pilates, a respiração e as práticas de asana da yoga, a graça e o atletismo da dança. Holístico, orgânico e dinâmico, o método Garuda é uma jornada em progresso: quanto mais aprendo, mais inovo. Coloco meu foco em movimentos conscientes e ponderados; uma abordagem que é particularmente útil quando o corpo está se recuperando de lesões.


“Intenção, atenção e investigação” são os três princípios básicos a serem lembrados ao realizar um exercício Garuda. Virtudes que se adaptam facilmente ao dia a dia, pois Garuda não é apenas a hora que você passa se exercitando. Garuda inspira a mente e o corpo a alcançar maior confiança inata, um lembrete constante de que você pode se mudar para novos lugares e alcançar coisas novas todos os dias.


Influências no Método Garuda

Minha carreira como dançarina profissional me deu a oportunidade de treinar com muitas pessoas importantes na indústria. O método Garuda combina apenas os melhores elementos de uma variedade de diferentes disciplinas. Um treino multifacetado inspirado em Pilates, Gyrotonic, yoga, Feldenkrais e na técnica de Alexander, garante que cada sessão Garuda lhe dê um treino único para o corpo e a mente através da alegria do movimento fluido.


Dança e Garuda


A dança é uma grande parte da minha vida e um treino Garuda preserva a graça e a fluidez da dança sem parar para correções: apenas continue se movendo e deixe o corpo se manifestar. Ao contrário da ioga ou do pilates tradicional, não mantemos uma postura – nos movemos através dela. E ao contrário da dança e principalmente do balé, não queremos alcançar formas perfeitas. Em vez disso, celebramos cada micromovimento.


Garuda Pilates


Garuda começa onde o Pilates termina. Na escola de dança, o Pilates é chamado de condicionamento corporal e é muito utilizado como método para treinar os músculos e proteger o corpo de lesões. Eu amo a complexidade do Pilates, mas mais importante, os princípios universais. Quando solicitado a descrever minha relação com o Pilates, digo brincando:


Pilates é como minha mãe: eu a amo, eu a adoro, mas não quero viver com ela.


Como homenagem ao Pilates, desenvolvi recentemente o curso de formação ‘Garuda no Reformer’ onde o novo encontra o tradicional e trabalhamos o reformer com uma perspetiva fresca e moderna. Se você estiver interessado, poderá encontrar os próximos cursos.


Garuda Yoga


Muitos exercícios de Garuda são claramente influenciados pela filosofia do yoga. É a união de tudo o que fazemos, uma celebração de cada momento. Pra mim yoga é Pranayama, meditação, o trabalho fora do estúdio e até como você se relaciona com os outros. Quando estou na Índia, sempre reservo um tempo para praticar.


Em todos os meus 55 anos, confesso nunca ter ido a um ashram ou retiro de Yoga. No entanto, pratico rigorosamente, encontrando meu corpo sucumbindo ao calor úmido e minha mente e alma absorvendo toda a espiritualidade que esse método antigo lança em seu caminho.


O que você pode aprender com Garuda?

Garuda combina muitos princípios diferentes. Isso significa que todos os que têm experiência profissional em carroçaria podem aprender os elementos Garuda para adicionar às suas aulas. O pré-requisito mais importante para se tornar um professor Garuda é a curiosidade de tentar algo novo.


Inovação é a chave para seguir em frente.


Garuda ensina que não há erros na vida, que tudo é uma oportunidade para aprender e que cada momento é um novo começo. Se você aproveitar ao máximo os princípios universais de Garuda, ficará inspirado e inspirará outras pessoas. De uma chance. Eventualmente, seu corpo começará a pedir esse modo particular de movimento. Como treinar em Garuda?


Você pode assistir às aulas online semanais para praticar o Garuda no conforto da sua casa (pelas aulas online em ingles ou com o time que atendem em português no Brasil).


Ou você pode se inscrever para se tornar um professor Garuda treinando comigo mesmo durante uma de minhas turnês mundiais ou com um dos treinadores Garuda Master locais.


E como sempre, por favor, entre em contato com qualquer dúvida. Adoraríamos recebê-lo na família Garuda e, pessoalmente, desejo-lhe boa saúde durante estes dias difíceis.


 
 
 

Comments


bottom of page